Convivendo com seu ciclo menstrual: entendas as fases do calendário

É o primeiro dia, o início da menstruação, e é possível que a simples ideia de preparar seu café da manhã ou iniciar qualquer outra atividade já seja estafante. No 15º dia, seu humor melhorou e a vida já não parece tão ruim.
Familiar? Bem-vinda ao excitante mundo dos hormônios! Vamos dar uma olhada em como os níveis deles mudam durante o seu ciclo menstrual e como isso afeta o que você faz e como se sente.

Quanto tempo dura um ciclo menstrual?

Você conta a duração do seu ciclo menstrual desde o início da menstruação até o dia anterior ao início da próxima. Então, você terá uma média de 450 ciclos em sua vida. O ciclo médio dura 28 dias, mas qualquer coisa entre 21 a 40 dias é normal. Dica: Você pode achar útil usar um calendário do seu ciclo menstrual ou aplicativos para manter o seu controle.

Que mudanças posso esperar durante meu ciclo menstrual?

Não é apenas o que acontece na escola, no trabalho ou em casa que pode afetar nossas emoções. Essas coisas podem parecer perfeitamente estáveis e ainda assim podemos não nos sentir bem. Isso ocorre porque os hormônios estão mudando constantemente ao longo de nosso ciclo, e isso afeta a maneira como nos sentimos.
Imagine os hormônios como pessoas (há um monte deles - estrogênio, testosterona e progesterona, para citar alguns). Agora pense neles sentados em extremidades opostas de uma gangorra. Às vezes, o equilíbrio é fácil de acertar. Às vezes nem tanto. Agora imagine o estrogênio pulando da gangorra, catapultando os outros no ar.
Os hormônios não afetam apenas como você se sente - eles desempenham um grande papel na sua fome, quanta energia você tem, seus níveis de concentração e, surpreendentemente, sua força corporal. Portanto, é totalmente normal que todas essas coisas mudem ao longo do seu ciclo menstrual conforme os hormônios vêm e vão.

Semana 1 (dias 1-7)

Olá menstruação! Nossos níveis de estrogênio estão em seus níveis mais baixos no primeiro dia, então não se surpreenda se você não tiver energia. Você pode sentir cólicas menstruais nos primeiros dias de sangramento ou sentir-se um pouco cansada, com dores ou rabugenta. Ah, e seus seios podem parecer superpesados e / ou sensíveis. Com o passar dos dias, seu estrogênio aumentará, o que pode deixá-la mais focada - uma ótima notícia se você precisar fazer coisas importantes. Lembre-se de seguir o ritmo do seu fluxo esta semana - quando você estiver cansada, descanse. Quando você estiver com fome, coma. E quando você quiser compartilhar algo, converse. Pode parecer coisas muito simples, mas essas são as coisas que muitas vezes podemos esquecer. É importante lembrar que nosso corpo tem um impacto em nossa mente e vice-versa.

Semana 2 (dias 8-14)

Sentindo-se saltitante? Agradeça seus níveis crescentes de estrogênio e progesterona. Agora que o sangramento acabou (o ciclo pode durar de 3-8 dias) e seus níveis de estrogênio e testosterona continuam a subir, você provavelmente está cheia de energia. Sua libido (também conhecida como desejo sexual) pode ter aumentado. O que pode significar que pessoas que você encontra todos os dias - aquela que você não percebeu antes - parecer muito atraente de repente. Se você tem dito a si mesmo que não pode fazer algo, agora é a hora em que você pode sentir que realmente pode. Mas vá com calma - o zumbido do hormônio extra pode aumentar a ansiedade, então fique perto das pessoas quem você confia, pare com a cafeína e tente alguns exercícios de baixo impacto (natação, ioga, etc.) para manter isso sob controle.

Semana 3 (dias 15-21)

À medida que seus níveis de estrogênio caem, você pode se sentir um pouco murcha, desanimada e a progesterona aumenta - isso pode drenar sua energia, então é a desculpa perfeita para ficar debaixo das cobertas. No final da semana, seus níveis hormonais aumentam e estabilizam, geralmente trazendo uma sensação de calma e bem-estar. Em suma, a gangorra é equilibrada mais uma vez. A ovulação é o grande acontecimento desta semana, o que significa que você tem mais probabilidade de engravidar agora se fizer sexo desprotegido.

Semana 4 (dias 22-28)

Alguns chamam isso de semana de TPM (Tensão Pré-Menstrual), porque o estrogênio, a testosterona e a progesterona caem rapidamente. Por causa da mudança hormonal, seu humor pode estar irregular - não se surpreenda se você de repente ficar irritada com algo como a maneira como um amigo come (mesmo que não tenha incomodado você antes) ou se você estiver gritando porque perdeu seu ônibus por um segundo. A queda repentina no estrogênio pode perturbar seu sono também (sim, esse hormônio contém serotonina reguladora do sono). Mas tente não se preocupar. Você é apenas humana e, como todo mundo, terá altos e baixos e milhares de pontos intermediários. Às vezes, isolar-se do mundo pode fazer bem a você, então tome um banho, mande uma mensagem para um amigo ou apenas assista TV demais. Isso deve colocar sua gangorra de humor de volta ao equilíbrio.

Quanto tempo dura um período?

Normalmente, sua menstruação dura cerca de 5 dias, mas você pode sangrar por algo entre 3 e 8 dias. O sangramento mais intenso geralmente ocorre nos primeiros dois dias da menstruação.

Quantos dias entre os períodos?

O ciclo menstrual típico dura 28 dias, embora qualquer coisa entre 21-40 dias seja considerada normal. Isso é contado a partir do dia 1 do início do seu período. Para descobrir quantos dias você pode esperar entre as menstruações, basta calcular o número médio de dias que você sangra e a duração média do seu ciclo.

Como deve ser minha menstruação?

Quando você começar seu primeiro período menstrual, provavelmente será leve (baixo volume de sangue), de cor rosada, marrom ou preta. Em dias intensos, o sangue tende a ser vermelho e pode ter coágulos – são parecidas com bolas de gel feitas de células sanguíneas, tecido do revestimento do útero e proteínas que são encontradas no sangue. A consistência pode variar de muito espessa a bastante fina ou líquida. Se você estiver preocupada com sua menstruação, consulte um médico.

Quanto sangue vou perder com a minha menstruação?

Embora possa parecer muito sangue, a quantidade média é de apenas duas a três colheres de sopa! Isso é equivalente a 30 a 45ml.

Quais produtos devo usar para a minha menstruação?

Os produtos que você usa na menstruação são pessoais e depende de você! Tudo o que importa é que você se sinta confortável, confiante e não se preocupe com vazamentos. Há muitas opções de absorventes: protetores diários, absorventes externos e internos. Confira nossos produtos para descobrir qual é o mais adequado para você.

O que eu faço se estiver preocupada com minha menstruação?

Se você tiver alguma dúvida, converse com alguém de sua confiança. Pode ser sua mãe, irmã, amiga ou colega. Elas podem ser capazes de colocar sua mente em repouso, aconselhá-la sobre o melhor plano de ação e oferecer algum apoio. Em caso de dúvida, marque uma consulta para conversar com um profissional de saúde de sua confiança.

E se algo não estiver certo?

Experimente bater um papo com alguém, seja pessoalmente ou por telefone. Sabemos como pode ser difícil se abrir, mas os pontos positivos de compartilhar seus problemas com alguém em quem você confia serão receber apoio e a ajuda, caso necessite.
Na maioria das vezes, você terá perceberá que tudo o o que está vivenciando é normal - desde períodos menstruais irregulares (o estresse pode fazer coisas estranhas em nossos ciclos) à sensação de tristeza.
Se você realmente não sentir que as coisas que está vivenciando são "normais" (se o seu baixo-astral continuar por semanas, ou você se sentir frequentemente fora de controle ou se a dor menstrual for muito intensa), não deixe de contar a alguém. Lembre-se de que sempre há pessoas que podem ajudá-la e você nunca deve lidar com essas preocupações sozinha.

Mitos sobre o período

A qualquer momento, 1 a cada 4 mulheres que está em idade reprodutiva está menstruando. E ainda assim, há uma grande confusão sobre como os períodos menstruais afetam a vida das mulheres.
Por séculos, diversas culturas acreditavam que a mulher fosse impura enquanto estivesse em período menstrual. Isso não faz sentido, porém ainda hoje essa crença perdura, através de incontáveis rumores e mitos que somente atrapalham.
Vamos ser claros sobre isso. Não há nada de sujo ou contaminado sobre estar menstruada e nada para deve impedir você de viver sua vida como quer. Como você já deve ter ouvido muitos conceitos errados e meias-verdades, vamos falar deles um por um.

Mito 1: Mulheres no período menstrual tem mais chance de serem atacadas por tubarões.
Não há nenhuma evidência de que isso seja verdade. Tubarões são atraídos por sangue, porém a quantidade é tão pequena, especialmente dispersada pela água, que ele precisaria estar do seu lado para sentir. Portanto, nadar é totalmente seguro quando estiver menstruando, assim como estar entre outros animais de forma segura e consciente.

Mito 2: Você não deve lavar seu cabelo durante o período.
Essa é uma besteira inventada há muito tempo. Lave seu cabelo o quanto você quiser.

Mito 3: Você pode desmaiar pelo sangue perdido na menstruação.
O fluxo menstrual parece maior do que é. Em média, são apenas 2 ou 3 colheres de sopa de sangue por ciclo. Ou seja, a menos que você tenha períodos bem intensos (menorragia), não há motivo para se preocupar – apesar de outros sintomas, como TPM, podem afetar seu bem-estar geral. Se você é uma das 10% das mulheres que tem períodos intensos, e seu fluxo é grande o suficiente para gerar desmaio ou tontura ao levantar-se, converse com um médico.

Mito 4: Exercitar-se durante seu período é ruim para você.
Na verdade, é o oposto. Exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer para aliviar cólicas. Você não vai se sentir disposta para algo muito intenso, porém caminhada, natação, pilates e yoga podem melhorar seu humor e diminuir as dores. Apenas lembre-se de utilizar um absorvente interno quando nadar e troque-o após sair da água para evitar infecção.

Mito 5: As Pessoas sabem quando você está menstruando.
Não existem sinais indicadores que você está menstruada. Você não cheira ou anda diferente e seu tom de pele não muda. De qualquer forma, você não deve se sentir como se devesse esconder o fato. Hoje em dia, as garotas têm a cabeça mais aberta para assuntos como menstruação e sintomas como TPM e coágulos. De fato, você pode se abrir sobre sua menstruaçãoc pelo menos com suas amigas. Afinal, elas também estão passando por isso.

[Fontes] http://www.arhp.org/Publications-and-Resources/Studies-and-Surveys/Menstruation-and-Menstrual-Suppression-Survey/fact-sheet https://www.nhs.uk/conditions/periods/

Afinal o que é TPM?

Sentir-se como se o mundo estivesse contra você antes do sua menstruação é bastante comum. Nós sabemos tudo sobre TPM – se você está procurando por informações por exemplo quanto tempo dura, ou como pode aliviar os sintomas, podemos ajudar você!
Saber o que é e como lidar com a TPM irá fazer uma grande diferença quando as mudanças hormonais impactarem na sua vida.
Então, o que TPM significa?
A Tensão Pré-Menstrual é causada pelas mudanças hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. A TPM encobre diversos sintomas e sentimentos que você pode ter. E eles podem ser sutis ou, em alguns casos, bem incômodos, como seios doloridos, inchaço e fadiga. Algumas mulheres também têm dores de cabeça, estômago embrulhado e dificuldade em dormir. Suas emoções também podem ser afetadas, então você pode se sentir mal- humorada, triste, irritada ou até chorosa.

Você sabia?
• 50% das mulheres procuram ajuda médica para auxiliar nos sintomas da TPM • 7: número de dias em que podem durar os efeitos da TPM após seu início • 80% das mulheres têm sintomas de TPM

Como posso aliviar sintomas pré-menstruais?
Parece grave, né? Mas não tenha medo. Mantenha um diário de como você está se sentindo nos dias anteriores ao seu período menstrual. Identificar sintomas recorrentes e identificar seus padrões significa estar preparada e se for o caso, obter apoio. Exercícios regulares e refeições saudáveis também fazem uma grande diferença, especialmente com a ingestão de carboidratos integrais. Alguns especialistas recomendam reduzir sal e cafeína em sua dieta, enquanto analgésicos de venda livre podem auxiliar na redução das dores. Caso os sintomas estejam dificultando muito sua vida, consulte um médico.

Como lidar com TPM?

Faça Yoga

É uma ótima maneira de lidar com as mudanças de humor relatadas na TPM. Massagens, tai chi e meditação também ajudam, assim como te auxiliam a relaxar e sentir menos estressada.

Pare de fumar

Se você fuma, tente ao máximo parar. Além dos riscos de saúde, estudos mostram que mulheres fumantes tem mais de o dobro de chance de desenvolver sintomas severos ou moderados de TPM.

Movimente-se

Exercício aeróbico como caminhada ou natação vêm sendo destacado como remédio para ansiedade, depressão e mau-humor que vêm com a TPM. 30 minutos de exercícios são recomendados para combater a TPM

Tenha uma alimentação saudável

Seja menos vulnerável a suas emoções comendo mais grãos, frutas e vegetais – e menos açúcar, gordura e sal.

Corte estimulantes

Você pode desejar cafeína quando está na TPM, principalmente por conta da fadiga, porém é melhor cortar seu consumo, seja por café, chá ou chocolate, pois eles podem piorar seus sintomas.

Mitos sobre a TPM

todas as mulheres sofrem de TPM todo mês

Mito 1: todas as mulheres sofrem de TPM todo mês

Não é verdade. Algumas mulheres têm apenas em alguns meses. Outras tem suavemente. Ainda têm as que nunca têm sintomas de TPM.

você não pode engravidar durante o período pré-menstrual

Mito 2: você não pode engravidar durante o período pré-menstrual

Certamente você pode engravidar durante esse período.

não há o que fazer sobre isso

Mito 3: não há o que fazer sobre isso

Boas notícias, há sim! Desde bolsas de gel quentes até medicações orientadas por um médico em casos extremos, existem diversas maneiras de diminuir o sofrimento.

chocolate pode ajudar

Mito 4: chocolate pode ajudar

Você pode desejar chocolate enquanto estiver no período pré-menstrual, porém o efeito será maiores flutuações nos níveis de açúcar no sangue, o que significa maiores mudanças de humor. Evite-o.

O que são as dores e cólicas menstruais?

Frequentemente fazemos a pergunta - “por que menstruar dói?”. Aqui, falaremos sobre as causas e sintomas para que você esteja completamente informada sobre a dor menstrual.

Causas da dor menstrual

A maioria das mulheres - estudos sugerem até 80% - sentem dor ou desconforto antes e durante a menstruação, e isso é causado principalmente pela contração do útero para liberar o revestimento uterino. Outras substâncias químicas também estão sendo produzidas em seu corpo, fazendo com que os músculos do útero se contraiam ainda mais.
O que se soma a isso são os vasos sanguíneos ao redor do útero que quando são colocados sob pressão, levam à interrupção do suprimento de sangue e oxigênio. Sem oxigênio no útero, são produzidas substâncias químicas que resultam em dor.

Sintomas de dor menstrual

É mais comum sentir essa dor, que é um pouco como uma cólica, pouco antes da menstruação, e normalmente ela dura entre um ou dois dias. Você começa a sentir essa dor na adolescência, que é geralmente quando ela fica pior, mas depois tende a diminuir à medida que você envelhece.
Geralmente ocorre em:

• Pélvis

• Costas

• Coxas

• Estômago

A gravidade dessas cólicas menstruais difere de mulher para mulher. Eles podem variar de uma dor leve a uma dor mais forte. No entanto, isso também pode se traduzir nos seguintes sintomas:

• Vômito

• tontura

• dores de cabeça

• Fezes soltas

• Cansaço

• Inchaço

Embora as cólicas sejam uma parte natural da menstruação, existem maneiras de aliviar a dor tanto quanto possível.

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